Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Com 15 anos, Rihanna foi apresentada por um amigo ao produtor musical Evan Rogers, que estava em Barbados. Evan, juntamente com o seu sócio, Carl Sturken (que produziram juntos nomes como Christina Aguilera, Laura Pausini e Kelly Clarkson) ajudou Rihanna a gravar músicas nos EUA, na cidade de Nova Iorque. Rihanna, Evan e Carl acabaram por criar quase doze músicas, tirando a inspiração do dancehall e reggae’ que estão presentes fortemente na cultura musical de Barbados e fundiram tudo com o R&B. Sendo enviada depois, uma cópia do trabalho de Rihanna para Jay-Z, na altura vice-presidente da Def Jam.

Em 2004, no colégio da Combermere School Rihanna ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada ‘Miss Combermere’, e fez uma performance no Colours of Combermere School Show, cantando a música da Mariah Carey “Hero”.

Assim, devido ao desempenho na performance, Rihanna conseguiu contrato com a Def Jam, e lançou seu primeiro álbum, Music of The Sun, iniciando assim a sua carreira como cantora.

Álbuns

Em 2005, Rihanna lançou o primeiro álbum, Music of the Sun, expondo sua mistura de reggae, dancehall e R&B. Influenciada por cantoras como Beyoncé Knowles, Mariah Carey, Madonna, Ciara, Melanie Brown, Alicia Keys e Whitney Houston, Rihanna escreveu metade das canções do álbum, com destaques para o single "Pon De Replay", além de "There's A Thug In My Life", "Let Me", "That La, La, La" e "If It's Lovin' That You Want". Com quase 500.000 cópias vendidas apenas nos EUA, chegando a quase 2 milhões de unidades no mundo inteiro, esse álbum também lhe garantiu ficar no Top 10 em países como Canadá e EUA. Para promover seu álbum de estréia, Rihanna abriu um show de Gwen Stefani, e se apresentou em vários programas do EUA.

Com canções de sucesso do álbum, como "Pon de Replay", Rihanna chega aos tops da fama, quando lançou o seu primeiro videoclipe e seu primeiro single mundial, que mais tarde viria a ser um grande sucesso e considerado o Hino de Verão 2005. Mais tarde lança o segundo single do seu álbum de estréia, "If It's Lovin' That You Want".

Em 2006, o 2º álbum de estúdio de Rihanna alcançou vários êxitos. Entre o reconhecimento mundial, Rihanna teve como patrocinador a Nike e a J.C. Penney, e com as canções, "SOS", "Unfaithful", "Break It Off" e "We Ride".

O primeiro e principal single do álbum, SOS foi a sua primeira canção a ficar em 1º na maior parada musical dos EUA, a Billboard Hot 100.

Este single contém amostras da canção "Tainted Love" da banda Soft Cell e teve duas versões de videoclipe, tais como uma versão produzida pela Nike, para divulgar o mesmo, e o original lançado após, como o videoclipe oficial. O segundo single do álbum foi "Unfaithful", escrito pelo cantor, produtor e compositor Ne-Yo, que ajudou-a a produzir essa canção. A canção demonstra sentimento de culpa que a protagonista da canção enfrenta quando trai seu namorado. Essa canção repetiu o sucesso de SOS, sendo primeiro lugar em países como Portugal e Canadá. Seu terceiro single foi "We Ride" que não teve grande destaque nas tabelas. O quarto single foi "Break It Off" canção com a participação de Sean Paul, que mesmo sem clipe foi top 10 em vários países e mais importante na Billboard.
 
Rihanna na Glow in the Dark Tour.Good Girl Gone Bad foi o seu principal álbum de sucesso. Lançado em Junho de 2007, o álbum contém faixas de sucesso, como "Umbrella", "Shut Up and Drive", "Don't Stop the Music" e "Hate That I Love You". Só na primeira semana vendeu mais de 968.000 cópias no mundo todo.

Como primeiro single do álbum, Rihanna lança "Umbrella" com participação de Jay-Z. Esta canção, foi considerado o grande êxito da cantora de Barbados, hit e o Hino de Verão de 2007. Tendo ganho vários prémios internacionais devido a esta canção, "Umbrella" manteve-se nos tops mundiais durante muitas semanas. A canção ficou 10 semanas consecutivas em primeiro nas tabelas de UK e 7 semanas na primeira posição da Billboard Hot 100, e várias outras semanas também em todo o mundo, incluindo o Brasil. No Reino Unido, Rihanna é responsável por dez semanas consecutivas na primeira posição dos tops ingleses, sendo a mulher mais jovem que se manteve por mais tempo na primeira posição neste país.

O segundo single do álbum foi "Shut Up and Drive", que traz um ritmo rock/pop e também possui samples do single de 1999 de Orgy, "Blue Monday", que por sua vez foi uma versão cover da canção de 1983 da banda New Order. Apesar de não ter feito o mesmo sucesso de "Umbrella" essa canção foi top 5 em países como Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

O terceiro single foi "Don't Stop the Music" e segue por um ritmo mais dance. "Don't Stop The Music" tem a produção de "Evan Rogers", a pessoa principal pelo grande sucesso de Rihanna. A canção contém os samples de "Wanna Be Startin' Somethin'" do Michael Jackson, o famoso "Ma ma se, ma ma sa/ma ma coo sa". Don't Stop The Music conseguiu ficar várias semanas em primeiro na Europa, aqui no Brasil ela foi o hit de 2008.

"Hate That I Love You", seu quarto single, conta com a participação de Ne-Yo, e nos trouxe novamente o ritmo R&B juntando o género de Unfaithful. A música com pouca divulgação, chegou ao Top 10 de muitos países, incluindo na Billboard Hot 100.

Em 2008, Rihanna ganhou um Grammy de Melhor Canção Rap Com Colaboração pela canção "Umbrella", com participação do magnata do Rap americano, Jay-Z. Rihanna foi também um dos destaques da premiação francesa, "NRJ Music Awards". A cantora abriu a cerimónia, com a canção "Don't Stop The Music"  e levou o prémio de "Melhor Canção Internacional".

A Junho de 2008, Rihanna relançou o seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Good Girl Gone Bad:Reloaded.

O álbum inclui as doze faixas mais três faixas inéditas. "Take a Bow", que ficou em 1º lugar por uma semana na Billboard Hot 100 tornando-se seu terceiro na parada, "If I Never See Your Face Again" uma edição especial para o relançamento dos álbuns de Rihanna e Maroon 5, e em terceiro "Disturbia", escrita por Rihanna e Chris Brown que alcançou o topo da Billboard Hot 100. Além de três faixas inéditas, a edição especial que traz o lançamento do primeiro álbum de vídeo da cantora, contém ainda os sucessos da versão original do álbum, como "Umbrella" e "Don't Stop the Music".

O relançamento do álbum, fez com que este subisse da posição 124 para 7, numa semana na Billboard 200, devido ao ter vendido 63.000 cópias numa semana mas o lançamento das três novas faixas também bateram recordes na Billboard, como ter conseguindo colocar 2 singles no Top 5 por três semanas consecutivas Take a Bow (2, 4 e 4) e Disturbia (4, 3 e 2) , recorde que até então só Mariah Carey, Madonna e Ashanti haviam conseguido, e ainda de maior subida com o single "Take a Bow", da posição 53 para a 1. Devido às vendas do álbum, nos EUA foi lançado o Good Girl Gone Bad: Reloaded Deluxe Edition, uma nova versão do Reloaded, que contém as doze faixas iniciais, as três relançadas e mais uma, "Cry", num conjunto de dois discos.

Para tornar numa edição especial o relançamento do Good Girl Gone Bad: Reloaded, Rihanna lança juntamente ao álbum de estúdio o seu primeiro álbum de vídeo. Good Girl Gone Bad Live foi lançado em Junho junto com o Reloaded e, na primeira semana, obteve logo resultados, como no Brasil que vendeu na primeira semana mais de 20.000 cópias, e não só, o álbum de vídeo consegui também entrar em grandes tabelas, como a Billboard[50], obtendo grandes resultados, sendo apenas o primeiro DVD lançado por Rihanna. Tendo sido também nomeado para o 51º Grammy Awards na categoria de "Best Long Form Music Video".

Rihanna lançou em Janeiro de 2009 o álbum de remixes a partir do álbum original, Good Girl Gone Bad, intitulado Good Girl Gone Bad: The Remixes. O álbum contém remixes, nunca lançadas antes. São faixas de rádio editadas faixas como Umbrella, Disturbia e Don't Stop The Music com mistura Dance, editado nos EUA, correndo alguns países da Europa, incluídas num álbum que já entrou em três paradas da Billboard, entrando directamente para a posição 106 da Billboard 200.

Rihanna já confirmou estar em estúdio a gravar o seu quarto álbum de originais. Com o nome previsto para Dark Angels, terá como singles "Sexuality", "Emergency Room".

Numa entrevista recente terá dito que definitivamente o seu novo álbum seria lançado em 2009. Revelou também que o álbum seria no alinhamento de singles como "Disturbia" e "Shut Up And Drive", sem esquecer a essência o R&B. Uma das últimas músicas anunciadas para integrar no futuro álbum de Rihanna é "Hatin' On The Club", faixa que seria para integrar no Good Girl Gone Bad: Reloaded, mas foi retirada sem explicação aparente.

Depois de ter sido agredida e estar a recuperar, Rihanna está de volta ao estúdio para gravar o seu quarto álbum de originais. Adonis Shropshire, produtor musical que irá trabalhar no novo álbum de Rihanna, disse numa entrevista que a cantora estava de volta a estúdio, determinada a gravar o seu novo álbum.

A 8 de Fevereiro de 2009, Rihanna iria fazer uma actuação na cerimónia 51st Grammy Awards, mas que no entanto teria sido cancelada supostamente devido a um acidente de viação.

Logo a seguir saiu a notícia que Chris Brown, seu namorado de longa data, teria agredido Rihanna, recorrendo a socos, pontapés e mordidas, fato que teria levado a cantora ao hospital.

A respeito deste episódio, Jessica Alba chegou a comentar que tais casos, de violência doméstica, precisam de mais atenção, a fim de que possam ser combatidos de modo mais eficiente. Está então agora, a decorrer uma investigação, para apurar o que realmente aconteceu. A 5 de Março, Chris Brown teve a audiência, e foi julgado por ter agredido a cantora. O advogado da cantora afirmou que esta, não queria qualquer tipo de protecção em relação ao cantor.

Rihanna em 2005 com o seu primeiro single "Pon De Replay", prometia ser uma cantora com fortes influencias na música dance, continuou nesse mesmo gènero até 2006, que lançou o seu primeiro single de A Girl Like Me, "SOS", que surpreendeu com as capacidades para o pop e dance-pop. Ainda em 2006, mostrou que também sabia fazer baladas com "Unfaithful" e desde aí ficou como uma das cantoras mais versáteis no mundo da música.

Mas foi em 2007 que mostrou realmente o seu género predominante, o R&B. Com "Umbrella" e o seu terceiro album, Good Girl Gone Bad,[65] assumiu o género preferido.

 

Outras Personalidades

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Lauryn Hill
Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Vanessa Williams
Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Oprah Gail Winfrey
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.Conta com dez telenovelas, sete filmes, uma mini-série e pelo menos cinco peças de teatro em seu currículo, além de actuações em séries e programas de televisão.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Pedro Mantorras
"O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras..

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.

Nelson Mandela
"Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro.

Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.