Nyusi juntou na mesma sala durante dois dias, ministros, membros do governo provincial, administradores de 17 distritos e líderes comunitários influentes de Cabo Delgado que vivem o drama dos ataques armados para todos ouvirem relatos da situação da insegurança.

O impacto na educação é muito dramático, segundo os dados apresentados pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua.

Os autores dos ataques não têm rosto, havendo indicação de estarem ligados a extremistas islâmicos com ramificações de suporte na região dos grandes Lagos, segundo relatório das Nações Unidas sobre terrorismo.

Para o Presidente Filipe Nyusi, os insurgentes cobardes e usam indumentária e símbolos do Islão para enganar os menos atentos, porque o Islão é uma religião de paz.

A segurança das populações violentadas por homens armados dominou a quarta sessão do conselho de ministros alargada aos membros do governo provincial, administradores distritais e líderes comunitários influentes em Cabo Delgado. As forças de defesa e segurança fazem o que podem para a protecção das populações, mas muitas aldeias foram destruídas pelos insurgentes.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.