A Portugal Telecom lança hoje, sexta-feira, o portal Sapo Moçambique – www.sapo.mz - mais um passo na internacionalização do portal de internet líder em Portugal.
Depois de Cabo Verde e Angola, o Sapo chega a Moçambique, em parceria com bancos Millennium BIM e BCI e as empresas MCEL, TDM, LTM – Listas Telefónicas de Moçambique e Visabeira.

O novo portal assume-se como o ponto de encontro on-line da comunidade moçambicana em qualquer lugar do mundo.

O www.sapo.mz é um portal que agrega toda a informação sobre Moçambique, com produção de conteúdos próprios, localizados e adaptados à realidade do país. Para além de promover a utilização da Internet enquanto ferramenta de conhecimento, o Sapo Moçambique pretende igualmente potenciar o desenvolvimento de conteúdos locais e impulsionar a utilização da língua portuguesa.

Assim, os principais órgãos de comunicação social moçambicanos farão parte da Rede Sapo de Notícias, nomeadamente a Rádio Moçambique, Televisão de Moçambique, Sociedade de Notícias, Jornal Savana, Grupo Soico e Agência de Informação de Moçambique.
 
Além da actualização ao minuto e da agregação das notícias de todos os meios de Moçambique, o canal Sapo Notícias garante a disponibilização de vídeos, galeria de fotos, reportagens, entrevistas, oferecendo ao utilizador um serviço multimédia completo.
 
Serviços disponibilizados
 
A partir de hoje, www.sapo.mz disponibiliza uma plataforma de e-mail com domínio do seu país, do tipo @sapo.mz, possibilitando a criação dos mails mais desejados e já ocupados noutras plataformas (ex. leila@sapo.mz). Tem também áreas específicas de Pesquisa, Vídeos, Fotos, Blogs, Classificados (Casas, Empregos e Automóveis), Messenger, sendo de realçar a parceria com a MCel que permite o envio gratuito de sms para esta rede móvel.
 
Canais temáticos
 
Para além dos serviços e das notícias, o portal Sapo Moçambique permite aceder a canais temáticos de áreas diversas:
 
- Sapo Kids: um portal Sapo para os mais pequenos, com conteúdos adaptados a crianças e parcerias locais especificas para este projecto, nomeadamente, Parque Natural da Gorongosa, UNICEF Moçambique, Porto Editora, MC Roger Iniciative.
 
O Sapo Kids MZ terá não só as ferramentas de pesquisa e comunicação do Sapo Kids Portugal, dicionários da Porto Editora, como o Scratch do M.I.T. adaptado pela Portugal Telecom para Português.
 
O Scratch é uma aplicação gratuita que permite à criança/aluno criar os seus próprios projectos animados, potenciando a sua criatividade. Foi adaptado para português, e para o computador Magalhães, pelo Sapo e pela Portugal Telecom, em colaboração com a universidade americana, e estará disponível gratuitamente em todos os países de língua oficial portuguesa, sendo Moçambique o primeiro país a receber esta iniciativa;
 
- Sapo Viajar: um canal de viagens em Moçambique, com informação de alojamento, hotéis, restaurantes, pontos de interesses, fotos e vídeos de todas as províncias de Moçambique, disponível em português e inglês;
 
- Sapo Sabores: site com informação actualizada sobre restaurantes, receitas e vídeos sobre a gastronomia moçambicana, assim como os pratos de todo o mundo; 

 

 
- Sapo Astral: tudo sobre astrologia num site onde pode consultar previsões de astrólogos, horóscopo, terapias, vídeos, entre outros;
 
- Palco Principal: onde se podem ler notícias e ver vídeos de música, ouvir os artistas preferidos, com grande destaque para os principais músicos moçambicanos. O Palco Principal permite, ainda, o registo de bandas musicais dando-lhes visibilidade mundial e contribuindo para a sua promoção.

 
Paralelamente ao lançamento de www.sapo.mz e no sentido de reforçar a aposta na dinamização da sociedade de informação, o Ministério da Ciência e Tecnologia apresentou hoje, com o apoio da Portugal Telecom, do Millenium BIM e do BCI Fomento, um projecto para a distribuição de mil computadores Magalhães (feitos especificamente para crianças) pelas escolas primárias de todas as províncias de Moçambique.

Para além de estarem adaptados à utilização escolar, estes computadores portáteis trazem incluído de raiz o programa Scratch, acesso directo à aplicação Sapo Kids, bem como o acesso à internet, de forma a potenciar junto das crianças a utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

África, uma aposta de longo prazo

África assume uma importância estratégica para a Portugal Telecom, continente onde está presente desde há 20 anos, com participação em Moçambique Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Namíbia, Marrocos e Quénia.
Em 2007, constituiu uma holding agregadora das suas participações na região subsariana, com um importante parceiro estratégico, a Hellios, criando opções acrescidas para financiamento do seu crescimento na região.

Em Moçambique, o reforço deste investimento passa não só pelo lançamento do Sapo Moçambique e a presença nas Listas Telefónicas de Moçambique, mas também pelo compromisso com a comunidade.
 
Assim, e no âmbito de implementação de uma estratégia de aproximação do meio académico e empresarial, a PT assinou, hoje, com a Academia de Ciências de Moçambique um acordo de cooperação a nível do programa CMU (Carnegie Mellon University, uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas) que visa: apoiar a participação de quadros Moçambicanos, em acções de formação avançada, no âmbito da sua candidatura ao programa, promover a definição de temas de tese que se enquadrem nas áreas de actuação da PT, assim como disponibilizar no Sapo Moçambique informação sobre trabalhos académicos desenvolvidos pela Academia.

Sapo@

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.