O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi disse hoje numa conferência de imprensa em Pequim que o pedido do chede de Estado chinês foi dirigido a Trump durante a cimeira do G20, no passado fim de semana.

“Ele (Xi Jinping) encorajou os Estados Unidos a mostrarem flexibilidade e aproximando-se do lado norte-coreano, inclusivamente mostrando abrandamento – de forma oportuna – em relação às sanções contra a Coreia do Norte: É preciso encontrar através do diálogo uma solução para as preocupações de cada um”, disse Wang Yi na conferência de imprensa.

Durante o fim de semana, num gesto sem precedentes o líder norte-coreano Kim Jong-un convidou o presidente dos Estados Unidos a atravessar a fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

Tecnicamente o estado de guerra mantém-se desde 1953, ano em que foi acordo o cessar-fogo na península coreana.

Apesar do momento simbólico na Zona Desmilitarizada, Trump não se referiu ao abrandamento das sanções contra Pyongyang limitando-se a dizer que o assunto está em discussão no quadro dos contactos diplomáticos sobre a questão da desnuclearização da Coreia do Norte.