O naufrágio ocorreu na quinta-feira no Lago Vitória. As operações de resgate tiveram de ser interrompidas durante a noite, tendo sido retomadas hoje de manhã.

De acordo com a estação de televisão da Tanzânia ITV, o número de vítimas mortais pode aumentar porque dezenas de passageiros continuam ainda desaparecidos.

Entretanto, o coronel Maghembe, comissário do distrito de Ukerewe, zona onde ocorreu o naufrágio, a embarcação de transporte de passageiros “Mv. Neyrere” tinha capacidade para 100 pessoas e 25 toneladas de mercadoria e espaço para veículos, mas transportava 400 pessoas na altura do naufrágio.

O jornal The Citizen refere que alguns pescadores que se encontravam na área aproximaram-se imediatamente do local do naufrágio para tentarem salvar os náufragos.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, enviou condolências às famílias das vítimas mortais e desejou uma rápida recuperação aos passageiros que foram, entretanto, hospitalizados.

O navio é operado pela Agência de Serviços Eletrónicos e Eletromecânicos da Tanzânia e naufragou enquanto fazia a ligação entre a península de Ukerewe e a ilha de Ukora, na zona sul do Lago Vitória, o maior do continente africano.

Não foram determinadas ainda as causas do acidente.

O lago, um importante ponto de atração turística, é rodeado pelos territórios da Tanzânia e Quénia e é igualmente uma zona onde se registam vários naufrágios todos os anos sobretudo devido a fortes tempestades.