Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher negra mais rica do século XX, mais filantrópica de todos os tempos, e a única mulher negra bilionária por três anos seguidos.Apresentadora do talk-show “The Oprah Winfrey Show” há muito tempo, o programa é emitido há mais de 10 anos.

No último ano do liceu, Oprah fez uma visita a Hollywood onde teve a oportunidade de ver de perto os estúdios de produção. A estação de rádio WVOL convidou-a para ler notícias na rádio, à experiencia, e, no final, Oprah acabou por ser contratada para trabalhar na estação de rádio como relatora de notícias.

Em 1998 Oprah recebeu o prémio de Apresentadora do Ano da Sociedade Internacional de Rádio e Televisão, sendo a mais nova e a quinta mulher de sempre a receber o mesmo prémio.

Oprah nasceu no Mississippi, numa família baptista, os pais nunca casaram e deram o nome Orpah Gail Winfrey, em homenagem a uma das pessoas no Livro de Ruth da Bíblia. Vernon Winfrey diz que, devido a problemas na pronúncia de Orpah, o "r" e o "p" foram invertidos.

Vernita Lee, mãe de Oprah, era dona de casa, e o pai, Vernon Winfrey, mineiro de carvão e depois barbeiro. Mais tarde assumir o posto de conselheiro da cidade.

O pai de Oprah estava nas Forças Armadas, quando ela nasceu. Depois do nascimento, a sua mãe viajou para o norte e Oprah passou os seis primeiros anos a viver numa zona rural bastante pobre com a avó Hattie Mae.

A avó ensinou-a a ler antes de ter três anos e levava-a para a igreja, onde recebeu a alcunha The Preacher (A Pregadora), pela habilidade de recitar versos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe se esta não sabia os versos ou portava-se mal de qualquer maneira.

O gosto para a apresentação começou desde muito cedo, pois Oprah concorreu a um concurso de técnicas para falar em público cujo prémio seria uma bolsa de estudo na Tennessee State University, vencedora do concurso decidiu tirar o curso em Speech Communications and Performing Acts (Comunicação Oral e Artes Performativas).

Ao mesmo tempo que estudava à noite, Oprah trabalhava também na estação de rádio, ainda assim, entrou no concurso Miss Black Tenessee, e, mais uma vez, saiu vencedora.

A estação de televisão local CBS ofereceu-lhe trabalho como assistente, mas Oprah recusou-o três vezes. A princípio Oprah não queria trabalhar na CBS, mas o seu professor de oralidade convenceu-a que seria uma boa oportunidade para lançar a sua carreira como apresentadora.

Com 19 anos, Oprah aceitou finalmente o convite para trabalhar no CBS e foi à entrevista fazendo de conta que o seu nome era Barbara Walters e agarrou-se ao trabalho na Televisão.

Oprah queria ansiosamente conquistar a liberdade e independência do pai e, logo a após ter concluído os estudos, ofereceram-lhe um trabalho a tempo inteiro em Baltimore, Maryland como repórter.

Para Oprah, era difícil não mostrar as suas opiniões e não chorar quando relatava uma história triste. Não era uma boa jornalista, e aos 22 anos, acabou por ser despedida. Por sugestão do seu patrão, Oprah começou a apresentar o talk show “People are Talking” como co-apresentadora.

Depois dos primeiros programas, Oprah já sabia que era mesmo aquilo que queria fazer, e que era assim que podia ser ela própria. Oprah tornou o show popular e, depois de sete anos, ela decidiu que era tempo de seguir em frente.

Em 1981, Oprah enviou as gravações de “People Are Talking” para um talk show em Chicago chamado “A.M. Chicago”. Ao verem as cassetes, imediatamente lhe ofereceram emprego, e em Setembro de 1985 eles mudaram o nome do programa para “The Oprah Winfrey Show”.

A apresentadora de televisão americana assistiu à tomada de posse do novo presidente dos E.U.A. Barack obama no dia 20 Janeiro de 2009, em Washington.

Outras Personalidades

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Lauryn Hill
Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Vanessa Williams
Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.Conta com dez telenovelas, sete filmes, uma mini-série e pelo menos cinco peças de teatro em seu currículo, além de actuações em séries e programas de televisão.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Pedro Mantorras
"O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras..

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.

Nelson Mandela
"Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro.

Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.