"Saudamos os jovens ao serviço das Forças de Defesa e Segurança que dão tudo de si, incluindo a própria vida, em defesa da soberania nacional e do povo perante as investidas dos terroristas e de homens armados no norte e centro do país", disse Filipe Nyusi, citado numa mensagem da Presidência da República por ocasião do dia Internacional da Juventude, que se assinala hoje.

Em alguns pontos do Norte e Centro de Moçambique, especificamente em Cabo Delgado, Sofala e Manica, grupos armados têm protagonizado ataques contra viaturas civis, autoridades e aldeias.

Em Cabo Delgado, os ataques de grupos armados, que eclodiram em 2017, já provocaram, pelo menos, a morte de 1.000 pessoas, e algumas das ações dos grupos têm sido reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

De acordo com as Nações Unidas, a violência armada em naquela província do norte forçou a fuga de 250.000 pessoas de distritos afetados pela insegurança, mais a norte da província.

Por outro lado, na região centro, desde agosto de 2019, incursões armadas atribuídas a uma dissidência da guerrilha da Renamo, principal partido de oposição, têm visado forças de segurança e civis em aldeias e nalguns troços de estrada da região, tendo causado a morte de 24 pessoas e vários feridos, além da destruição de veículos.

Neste ano, o Dia Internacional da Juventude é celebrada sob o lema "Engajamento da Juventude para a Ação Global", visando promover a inclusão e participação do jovem em todas as esferas da vida

Além dos que combatem a violência armada, o chefe de Estado encorajou a todo o jovem moçambicano a "assumir-se como verdadeiro empreendedor e agente de transformação" em prol do desenvolvimento do país.

"Encorajamos ao jovem moçambicano a engajar-se na prevenção da Covid-19, HIV e SIDA e outras doenças que fragilizam os nossos esforços para o desenvolvimento sustentável", referiu Filipe Nyusi.

O Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em dezembro de 1999.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.