Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Hill ganhou reputação mundial como membro e voz feminina de um dos principais grupos de rap dos meados da década de 1990, The Fugees. Os outros elementos eram os emigrantes haitianos Wyclef Jean e Prakazrel “Pras” Michel.

The Fugees

Lauryn Hill conheceu Wyclef por intermédio de Pras e, a determinado ponto, quando criaram o grupo, foi artisticamente apelidada L Boogie. Gravaram dois álbuns (Blunted on Reality e The Score). O primeiro, de 1994, vendeu cerca de três milhões de cópias em todo o mundo e não conseguiu captar a atenção dos media, já o segundo e último, lançado em 1996, vendeu mais de 30 milhões de cópias, uma das melhores vendas de álbuns de hip hop de todos os tempos, e ganhou dois grammy’s em 1997 nas categorias de Melhor Álbum de Rap e Melhor Performance Vocal R&B de um Duo ou Grupo com a canção Killing Me Softly. O grupo voltou a aparecer numa série de espectáculos e Tours entre 2004 e 2006.

Em 2005, Lauryn disse a um jornalista que “The Fugees era uma conspiração para controlar, manipular e para encorajar a dependência”. Em 2006 o grupo voltou a separar-se. Wyclef e Pras culparam Hill devido ao seu comportamento errático. No ano seguinte, Pras disse: “Antes de eu voltar a trabalhar com a Lauryn Hill, terão mais chance de ver o Osama Bin Laden com o George W. Bush bebendo café no Starbucks, discutindo política externa”.

Carreira a solo

Em 1997, Hill começou a produzir o seu álbum The Miseducation of Lauryn Hill. O álbum contou com colaborações de D’Angelo, Carlos Santana, Mary J. Blidge e o então desconhecido John Legend. Inicialmente, Wyclef não apoiou a ideia, mas acabou por se oferecer para apoiar a produção. Lauryn Hill recusou a ajuda.

Muitas canções no álbum estão directa ou directamente ligadas às suas frustrações com os Fugees. “I Used to Love Him”, por exemplo, lida com a relação com Wyclef. “To Zion” aborda a sua decisão em ter o seu primeiro filho, embora tenha sido muito encorajada a abortar para que não interferisse na sua carreira.

A capa do CD foi vista por muitos como um tributo a Bob Marley pelas suas semelhanças à capa do álbum “Burning”.

O álbum The Miseducation of Lauryn Hill foi positivamente aclamado, tanto pela crítica, como pelo número de vendas que só na primeira semana atingiu as 423 mil cópias. Durante os últimos dez anos, o álbum já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Em 1999, Hill foi nomeada para 10 Grammy Awards. Foi a primeira mulher a conseguir o feito num só ano. Ganhou cinco Grammys, incluindo Álbum do Ano, Melhor Álbum R&B, Melhor Canção R&B, Melhor Performance Feminina de R&B e Melhor Revelação.

Em 2001, participou na sessão acústica MTV Unplugged para uma sessão acústica. Ela preferiu enfatizar as letras e a mensagem, em detrimento dos arranjos musicais. Hill disse: “Fantasia é o que as pessoas querem, mas o que precisam é de realidade”, sublinhou: “Eu acabei de me retirar da fantasia”.

Em 2000, Lauryn Hill, em entrevista à revista Essence, afirmou: “As pessoas precisam entender que a Lauryn Hill a que estavam expostas no início era toda aquela que se via naquela arena naquele tempo…Tive que me afastar quando reparei que para a saúde da ‘máquina’ (referindo-se à indústria musical), eu estava demasiado comprometida. Sentia-me desconfortável por ter que sorrir para alguém que eu não gostava ou que não conhecia o suficiente para gostar dela”.

Outras Personalidades

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Vanessa Williams
Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Oprah Gail Winfrey
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.Conta com dez telenovelas, sete filmes, uma mini-série e pelo menos cinco peças de teatro em seu currículo, além de actuações em séries e programas de televisão.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Pedro Mantorras
"O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras..

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.

Nelson Mandela
"Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro.

Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.