Estes são os dados do mais recente relatório divulgado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção Contra Incêndios da Califórnia, na rede social Twitter.

De acordo com estes dados, cerca de nove mil bombeiros combatem os cinco incêndios que ainda estão ativos no sul da Califórnia e ameaçam 25 mil casas.

Nas últimas horas, as autoridades californianas pediram às pessoas para abandonarem as suas casas nas cidades costeiras do condado de Santa Bárbara, devido aos fogos que se estenderam devido à seca e à força do vento.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), são esperados hoje ventos com uma força de 89 quilómetros/hora, quando no sábado atingiram os 64 quilómetros/hora.

As cidades do condado de Santa Bárbara, a cerca de 160 quilómetros a oeste de Los Angeles, estão ameaçadas por um dos incêndios mais poderosos que permanecem ativos e foi apelidado de "Thomas", notícia a Efe.

Na noite de sábado para hoje, este fogo ganhou terreno e passou de ocupar uma área de 62.700 hectares para mais de 70.000, segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção Contra Incêndios.

Os bombeiros fizeram progressos no controlo do fogo e, hoje de manhã, já dominavam 15% da sua área, apesar das grandes colunas de fumo, que tornaram a luta aérea contra as chamas mais difícil, segundo o departamento.

Outro dos condados que mais sofreu o impacto do fogo "Thomas" é o de Ventura, onde o alerta vermelho ainda está ativo devido à intensidade do vento e das chamas e que foi o cenário da única morte confirmada.

O centro médico do condado de Ventura confirmou na sexta-feira a morte de uma mulher de 70 anos, que estava a tentar sair de Santa Paula, quando sofreu um acidente de trânsito, que causou ferimentos graves e a fez inalar muito fumo.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, declarou o estado de emergência na Califórnia, na sexta-feira, permitindo que seja enviada assistência federal.

Em outubro, outros incêndios no norte da Califórnia causaram 43 mortos e destruíram mais de 99 mil hectares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.