A selecção sul-africana de futebol caiu do 73.º para o 85.º posto do "ranking" FIFA, após uma sequência de oito derrotas em nove encontros particulares.

Os "bafana-bafana" caíram para a sua pior classificação de sempre no "ranking" mundial, criando uma onda de insatisfação entre o público e os agentes desportivos, que temem agora que a selecção embarace a nação anfitriã do Mundial de 2010 com uma eventual eliminação na primeira ronda.

Sob uma pressão sem precedentes está o seleccionador nacional, o brasileiro Joel Santana, com a generalidade da comunicação social a prever a sua substituição a breve prazo, particularmente se a equipa não vencer os dois jogos de preparação marcados para o mês de Novembro, contra o Japão e a Jamaica.

A federação de futebol (SAFA) nomeou um comité de acompanhamento da selecção, que deverá elaborar relatórios sobre as razões das fracas prestações da equipa, e que é constituído por três técnicos que têm criticado Santana em várias ocasiões: Jomo Sono, Gavin Hunt e Clive Barker.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.