"A Comissão Política exorta a população para que continue a observar as medidas de prevenção de forma a controlar a propagação acelerada de novas infeções. Neste sentido recomenda ao Governo a adoção de medidas adicionais de modo a evitar um vazio legal", refere um comunicado da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) divulgado no final da sessão semanal daquele órgão do partido.

Apesar do fim do estado de emergência há uma semana, todas as medidas de prevenção da Covid-19 devem continuar, para impedir uma propagação a um ritmo devastador.

Após o fim do estado de emergência no dia 29 de julho, ainda não estão claras as medidas legais e administrativas que as autoridades nacionais vão impor para travar o alastramento do novo coronavírus.

Mas na terça-feira, o Conselho de Ministros anunciou que vai propor à Assembleia da República (AR) uma lei de gestão e redução do risco de desastres, na sequência do fim do estado de emergência.

Falando durante a conferência de imprensa após a sessão semanal do Conselho de Ministros, em Maputo, o porta-voz daquele órgão, Filimão Suaze, disse que a proposta visa fortalecer o sistema de gestão e redução do risco de desastres, devido à permanente exposição do país a calamidades e emergências.

Na comunicação à nação no último dia do estado de emergência (quarta-feira), que foi por três vezes consecutivas prorrogado, o Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu que as restrições face à Covid-19 continuem a ser cumpridas, prometendo para breve o anúncio dos próximos passos.

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, 50 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 2.079, mantendo-se com 15 óbitos, anunciou o Ministério da Saúde.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.