A presidência Trump “é incrivelmente destabilizadora e certamente imprevisível”, declarou Mullen, que é um antigo almirante e que foi chefe das Forças Armadas do republicano George W. Bush e do democrata Barack Obama, no canal ABC.

“O Presidente escolheu claramente destabilizar […] e criar uma grande incerteza”, acrescentou o antigo militar, atualmente reformado.

“Aqueles que foram nossos amigos durante muitos anos têm dúvidas sobre a firmeza do nosso compromisso com eles” e “os nossos inimigos, aqueles que nos querem prejudicar, parecem tirar proveito dessa incerteza”, sublinhou.

“Existe uma atmosfera extremamente perigosa em toda essa incerteza, sobre como tudo isso vai terminar e, em particular […], com a Coreia do Norte”, acrescentou.

“Na minha opinião, nunca estivemos tão perto de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte e na região”, considerou.

“E não vejo como podemos resolver tudo isso através da via diplomática nesta fase”, adiantou.

O secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson disse na quarta-feira que a “pressão será mantida” na Coreia do Norte.

O regime norte-coreano acelerou nos últimos dois anos o desenvolvimento de programas banidos, aumentando os testes nucleares e balísticos.

O líder norte-coreano Kim Jong-Un proclamou, em 29 de novembro, que seu país se tornou um Estado nuclear de pleno direito depois de testar com sucesso um novo tipo de míssil que ele acredita que pode atacar os Estados Unidos em qualquer lugar.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.