A Telam disse, no domingo, que a Argentina tinha restaurado a energia em 90% do país da América do Sul, bem como à maioria dos três milhões de habitantes do Uruguai.

O apagão maciço atingiu a Argentina, o Uruguai e o Paraguai no domingo. O Presidente argentino, Mauricio Macri, qualificou a falha na rede elétrica no país “sem precedentes”.

As autoridades trabalharam incessantemente para restaurar a energia, que ocorreu cerca das 07:06 de domingo (11:06 de domingo em Lisboa), mas 12 horas depois do país ter ficado às escuras, mais de um quarto dos 44 milhões de habitantes continuavam sem eletricidade.

A empresa Distribuidora Sur (Edesur) informou que o apagão teve origem numa conexão de transporte de eletricidade na costa leste do país, entre as hidroelétricas de Yacyretá, sob gestão argentino-paraguaia, e de Salto Grande (argentino-uruguaia).

“Isso ativou as proteções de emergência das centrais elétricas, que saíram de operação e produziram o apagão”, explicou a Edesur, responsável pela rede elétrica de parte de Buenos Aires e pelas áreas sul e sudoeste da cintura urbana.

O incidente ocorreu no Dia do Pai na Argentina e quando decorrem eleições regionais nas províncias de Santa Fé, São Luís, Formosa e Terra do Fogo.

O país está a ser afetado por fortes chuvas desde o início de sábado.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.