O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes reuniu-se hoje com os partidos políticos no intuito de se debruçarem sobre o processo eleitoral, um encontro cujos participantes fizeram um balanço positivo, embora não se tenha ainda estabelecido nenhum consenso quanto a uma nova data a propor ao Presidente José Mário Vaz para fixar as legislativas que estavam inicialmente previstas para o dia 18 de Novembro.

Apesar disso, na óptica do PAIGC, este encontro serviu para se desanuviarem as tensões e desconfianças entre os partidos, a formação APU-PDGB saiu igualmente satisfeita desta reunião, à semelhança do Madem G15 para o qual “finalmente as vozes dos partidos que criticam o recenseamento foram ouvidas”. Por sua vez, o PRS tornou a reiterar que quer um recenseamento que abranja todos os cidadãos e que as eleições tenham lugar o mais rápido possível.

Refira-se ainda que durante esta reunião, foi igualmente anunciada uma mudança na direcção do Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral. O director Alain Sanca, que se encontra doente passa a ser substituído interinamente por Cristiano Na Bitan. O chefe do governo prometeu também organizar mais reuniões para analisar o andamento do recenseamento eleitoral. Mais pormenores com Mussa Baldé.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.