Após a tomada de posse dos novos dirigentes do governo, Armando Guebuza disse que a reflexão de Pemba tem impacto directo na governação da Frelimo, avança o Canalmoz. Deste modo, os resultados das eleições internas no partido têm impacto sobre a escolha dos governantes.

"Os processos políticos que tiveram início em Março deste ano e que culminaram com a reflexão que realizámos em Pemba, em finais de Setembro último, têm uma relação directa na nossa governação”, declarou Guebuza mostrando que quem não passa no Comité Central tem poucas hipóteses de ser “alguém” na Frelimo ou no Governo liderado pelo partido.

A tomada de posse é o primeiro passo para sequência à implementação do conjunto de medidas em resposta aos resultados do X Congresso, de acordo com Guebuza.

Para justificar as nomeações, Guebuza evocou uma razão que pode não reunir consenso, conforme o Canalmoz. O Presidente explica que "não precisamos de grandes elaborações sobre a natureza, dimensão e complexidade dos desafios que vos esperam nas novas funções." De acordo com o mesmo, o partido defende que "missões complexas são para homens e mulheres de experiências e capacidades comprovadas como as dos empossados”. No ar ficou a questão sobre onde foram comprovadas as alegadas capacidades e quem as comprovou.

Para Armando Guebuza a expectativa relacionada com os empossados é que "continuem a ser os agentes dinamizadores da implementação da Agenda Nacional de Luta contra a Pobreza”.

O primeiro-ministro, Alberto Vaquina, ministro da Educação, Augusto Jone, ministro do Turismo, Carvalho Muária, ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, governador de Sofala, Félix Paulo, governador de Tete, Ratxide Gogo, governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, e a governadora de Nampula, Cidália Chaúque são os novos dirigentes que tomaram posse na manhã da última terça-feira na Ponta Vermelha.

@SAPO

Relacionados:

+ Aires Ali sai com "muito orgulho" do cargo de primeiro-ministro

+ Aires Ali pediu para ser exonerado

+ Primeiro-ministro Aires Ali abandona cargo

+ Imprensa moçambicana considera que Aires Ali mantém intactas hipóteses de chegar a Presidente

+ Lista completa do Governo de Moçambique e governadores provinciais após remodelação

+ Veja a tomada de posse do PM