Amanhã, dia 1 de Dezembro, é a última oportunidade para visitar a feira de artesanato instalada na fortaleza de Maputo. Intitulada “As Mãos”, a mostra é organizada pela CEDARTE, uma associação que reúne vários artesões que produzem os mais variados produtos.

Logo à entrada destaca-se a sala das “Cenas Natalícias”, um se pode observar vários presépios elaborados de diferentes materiais como a fibra natural, cerâmica, madeira ou pedra-sabão.

“É um projecto comum da CEDARTE e Makobo. Desenvolvemos a ideia de integrar artesãos que trabalham diferentes matérias-primas e eles próprios são provenientes de várias partes do país colocando-os a trabalhar sobre um tema. Este projecto chama-se “Pequenas Colecções”. Este, das Cenas Natalícias”, foi o primeiro tema. Mas quereremos ter um em cada feira. A ideia é para exportação”, esclarece Chila Lino, da CEDARTE.

Depois, nas restantes salas, há ainda muitas outras coisas como bonecas de capulana, carteiras do mesmo material, peças utilitárias, decorativas e adornos. Tudo feito à mão, daí o nome da exposição. 

Cristóvão Araújo  

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.