A embaixada da África do Sul em Maputo comemorou este domingo o Dia da Mulher Sul-Africana com uma marcha que saiu da Praça Destacamento Feminino até ao complexo Indy Village, no bairro de Sommerchield.

As festividades, às quais se associou Organização da Mulher Moçambicana (OMM), foram presididas pela Alta Comissária (embaixadora) da África do Sul em Moçambique, Thandi Luzabe-Randoe, que, com esta cerimónia, terminou o seu mandado em Moçambique.

Depois da deposição de flores no centro da praça Thandi recordou “aquelas mulheres que vieram com bebés nas costas, cestos de comida à cabeça, muitas delas trajadas de preto, verde e amarelo, as cores do Congresso Nacional Africano (ANC)”, naquele 9 de Agosto de 1956 em Pretória em protesto contra a introdução do passe para as mulheres durante o regime do apartheid.

No seu discurso a Alta Comissária referiu ainda que a mulher sul-africana sente-se orgulhosa das suas conquistas para se tornar livre da discriminação, do racismo, da pobreza e do subdesenvolvimento. “Demos, para além disso, passos largos para o progresso da causa da mulher no país”.

Falando ainda das conquistas, Thandi enalteceu o Governo do seu país, que decidiu adoptar a meta de 50% de representação feminina a todos os níveis de tomada de decisão, em todas as esferas governamentais. “A adopção desta meta tornou possível que mulheres sul-africanas ocupem presentemente posições-chave de tomada de decisões”.

Recorde-se que há 53 anos, a 9 de Agosto de 1956, 20 mil mulheres de todas as regiões da África do Sul, lideradas por Albertina Sisulu, Lilian Ngoyi e Helen Joseph, concentraram-se diante da sede do Governo em Pretória, na maior manifestação feminina de todos os tempos, para protestarem contra a obrigatoriedade, por parte das mulheres negras, do uso do documento de circulação, conhecido por “pass”, o qual limitava os seus movimentos entre as áreas rurais onde habitavam e os centros urbanos do país.

Há catorze anos que a África do Sul comemora este dia como feriado nacional. As comemorações terminaram com um almoço no Hotel Indy Village onde estiveram presentes mais de 300 convidados.

 

Veja AQUI as fotos do evento.

 

SAPO MZ

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.