O santuário da Namaacha foi o primeiro a ser erguido em África tendo como comparação o existente em Fátima, Portugal, como culto da fé cristã. Segundo dados da arquidiocese de Maputo, todos os anos o número de peregrinos tem vindo a aumentar.

As obras iniciaram em 1942 quando celebrava-se os 25 anos das aparições de Maria, está situado no distrito de Namaacha cerca de 80 quilómetros da capital Maputo.

Moçambique tem como característica as várias crenças religiosas nos pais, que vai desde cultos africanos, o islamismo, cristianismo e hinduísmo.

A influência no cristianismo vem da colonização portuguesa no século XVI e a primeira igreja erguida foi em Sofala, contundo a implantação da fé cristã foi muito difícil dada a falta de missionários. Para combater essa falha foi criado em Portugal o seminário de Cernache do Bonjardim destinado a formar sacerdotes para África, e foi promovido a ida também de outros missionários religiosos de diversos institutos (franciscanos, jesuítas, padres do Espírito Santo, salesianos entre outros

O Islamismo, em Moçambique, é seguida por cerca de 10 por cento da população, teve o seu inicio no começo do 2º milénio.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é o palco da peregrinações cristas e em 2008 recebeu 150 mil peregrinos em 13 de Maio para a celebração das aparições

CPaquete

SAPO MZ

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.