Página gerada às 07:42h, segunda-feira 20 de Novembro

Transforme o seu iPhone numa câmara “a sério” com a ajuda do Pictar

13 de Setembro de 2017, 12:40:10

O termo em inglês é grip e o propósito deste acessório é simples: reforçar a ergonomia do smartphone para uma utilização na horizontal, para fotografar e filmar, ao mesmo tempo que lhe acrescenta várias funcionalidades e controlos típicos das câmaras digitais. Neste caso concreto do Pictar, o terminal móvel em causa é o iPhone.

O Pictar é uma espécie de punho em que o iPhone 6 e 6s encaixa fisicamente e em que estão presentes botões e controlos que permitem usar e configurar todos os comandos associados à app de câmara fotográfica do iOS.

E esses elementos simulam o design de uma câmara fotográfica, com o objetivo de facilitar a utilização do smartphone como se de um equipamento do género se tratasse: o obturador está à distância do indicador direito (pena não existir uma versão para “canhotos”) e inclui a típica funcionalidade de pressão somente até meio para permitir focar a imagem antes de “disparar”.

E o chamado zoom ring é na verdade um botão multifunções que serve não só para fazer zoom à maneira do iPhone, como também pode ser configurado para servir para ajustar outras definições com o equilíbrio de brancos, a compensação de exposição, etc. Isto além de permitir alternar entre a câmara traseira e a frontal, por exemplo.

Estão presentes sete modos predefinidos para simplificar a captação de boas fotos à primeira tentativa – Auto, Retrato, Paisagem, Desporto, Neve, Selfie e Video –, além dos três tradicionais modos avançados de prioridade ao obturador, prioridade à abertura (neste caso, com relação direta para com o ajuste da sensibilidade de ISO) e manual.

Quanto ao design, as características mais importantes talvez sejam a construção com recurso a materiais antiderrapantes e uma rosca de ¼ polegadas destinada à instalação em tripés, na parte de baixo do Pictar. E há ainda uma app móvel criada exclusivamente para gerir o desempenho do acessório em comunicação com o iPhone.

Mas nem todos os iPhone são compatíveis com o Pictar – essa é a má notícia… – visto que o acessório foi pensado de raiz para uso com o iPhone 6 e 6s, não havendo certeza de que funciona convenientemente com os mais recentes iPhone 7 e com os novíssimos iPhone 8 (o Pictar Plus “serve” ao iPhone 6 Plus ou 6s Plus. Com o iPhone X não deverá funcionar certamente, pelo menos enquanto não surge uma nova versão do Pictar.

Comentários

Critério de publicação de comentários