Página gerada às 07:55h, segunda-feira 01 de Maio

Facebook confia na realidade aumentada para potenciar a câmara das suas aplicações

21 de Abril de 2017, 09:44:00

A empresa apresentou várias funcionalidades que articulam as potencialidades desta tecnologia e uma das últimas é reminiscente do modo retrato apresentado pela Apple aquando do lançamento do iPhone 7 Plus.

A realidade aumentada é a grande cartada do Facebook nesta última edição do F8. Na conferência que a empresa organiza anualmente para profissionais da indústria tecnológica, Mark Zuckerberg deu já a conhecer várias ferramentas que serão potenciadas por esta tecnologia. Uma das últimas foi apresentada esta quarta-feira. É reminiscente de uma funcionalidade do iPhone 7 Plus e vai estar agora disponível para todos os smartphones.

Na verdade, trata-se do modo retrato que a Apple apresentou em 2016 aquando do lançamento do seu último topo de gama. A opção permite, na prática, que o utilizador registe fotografias de pessoas com um fundo desvanecido e desfocado, evidenciando o protagonista da imagem.

No iPhone 7 Plus, o modo retrato é possível graças à articulação de uma tecnologia de processamento de imagem com um sensor de dupla câmara traseira. Nesta nova versão do Facebook, no entanto, a magia fica a cargo de algoritmos de inteligência artificial que simulam o efeito no plano de fundo da fotografia. A técnica é a mesma que a empresa utilizará para criar efeitos, mas em vez de se basear em hardware, como acontece no smartphone da Apple, baseia-se em software.

A funcionalidade vai ser integrada na app de câmara do próprio Facebook.

Comentários

Critério de publicação de comentários