Página gerada às 22:47h, segunda-feira 24 de Julho

Esta app propõe que se liberte do vício do telemóvel e desfrute dos prazeres simples da vida

18 de Março de 2017, 19:58:00

Quantas vezes verifica o telemóvel por hora? Provavelmente mais do que pensa, e muito mais do que seria desejável. A app BreakFree oferece-lhe uma solução para se libertar do vício.

A lógica aplica-se ao utilizador mas também se pode estender a outros membros da família, sobretudo aos mais novos que passam o tempo "agarrados" aos ecrãs.

O primeiro passo é identificar o nível de dependência. Os adultos consultam o smartphone uma média de 110 vezes por dia, o que resulta num "acordar" do ecrã e verificar as notificações a cada 13 minutos. E em muitos casos a taxa sobre para uma vez a cada 6 segundos, como indicam os criadores da app.

Consoante o nível de utilização a aplicação BreakFree atribui uma nota e um nível de dependência, com pontuação verde até 40 pontos mas que sobe a amarelo até aos 70 pontos. Mais do que isso a nota é vermelha e saberá que está em apuros.

Não deixa de ser curioso que para controlar o vício de usar o telemóvel se possa recorrer a uma app... para telemóvel, mas a verdade é que existem várias propostas semelhantes para quem necessita de reduzir a dependência da vida digital.

Entre as funcionalidades propostas está a monitorização do estilo de utilização e o controle do uso diário, semanal ou mensal, com avisos "simpáticos" sempre que excede as metas definidas.

Nos smartphones Android tem ainda a possibilidade de desligar os dados de ligação à internet, dejeitar chamadas telefónicas e enviar mensagens de SMS automáticas como resposta, o que pode ser definido de acordo com um calendário pré-escolhido.

A aplicação está disponível para download gratuito na loja da Apple para dispositivos iOS e da Google para smartphones e tablets Android.

Comentários

Critério de publicação de comentários