Página gerada às 15:28h, quinta-feira 17 de Agosto

BQ expande a sua gama média com duas novas apostas na fotografia

15 de Março de 2017, 15:18:50

A tecnológica espanhola apresentou esta quarta-feira dois novos equipamentos de gama média que gravam em 4K e contam com modos HDR e RAW.

A BQ apresentou hoje em Lisboa dois novos smartphones de gama média que materializam uma aposta clara na fotografia e no design: o Aquaris X e o Aquaris X Pro.

Nas palavras da tecnológica espanhola, estes modelos "procuram revolucionar por completo o conceito de fotografia nesta gama de preço". Com sensores orientados para as situações de pouca luz, a empresa pretende oferecer dois equipamentos versáteis com capacidade para captar imagens de qualidade em qualquer que seja a condição. A ambição, por sua vez, traduz-se em características adequadas às promessas.

Aquaris X

O Aquaris X, integra uma câmara frontal de 8MP e uma traseira de 16MP. Mas a empresa não se quis isolar na criação deste equipamento e recorreu a outras marcas com qualidade atestada no segmento. Na câmara traseira, a BQ montou a um sensor Sony iMX298 com abertura focal de f/2.0 que se articula com seis lentes Largan. Integrou um flash de dois tons e um sistema de focagem automática faseado que obriga uma maior quantiade de pixéis a trabalhar para a focar uma dada imagem. Tem modo HDR, RAW e a aplicação de câmara permite ajustar ISO, exposição e focagem.

Em gravação de vídeo o sistema também fica bem na fotografia. É que o Aquaris X permite filmagens em 4K a 30 frames por segundo e conta ainda com um estabilizador Vidhance. Fastmotions e timelapses também estão assegurados.

O trabalho empregue na câmara traseira do equipamento não deixou a tecnológica esquecer as selfies. Na câmara frontal há um sensor de 8MP Samsung com uma abertura de f/2.0, um flash e um software de embelezamento que promete suprimir borbulhas, marcas e pontos negros. A gravação de vídeo, neste caso, pode ser feita a 1080p a 60 frames por segundo.

De resto, este smartphone conta ainda com um ecrã LCD IPS Full HD de 5,2 polegadas, um processador Snapdragon 626 de oito cores de até 2,2GHz, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno expansíveis até aos 256GB via microSD, suporte para dois cartões SIM, sensor de impressões digitais, uma bateria de 3.100mAh com sistema de carregamento rápido e uma entrada USB-C. O sistema operativo de raíz? Android Nougat.

A estrutura é feita em alumínio e policarbonato.

Aquaris X Pro

No papel, o Aquaris X Pro fica uns furos acima do irmão. O sistema operativo é o mesmo, tal como o processador, o ecrã, a bateria e a câmara frontal, mas, de resto, tudo foi pensado para fornecer uma performance superior.

A câmara traseira, que aqui é também o seu grande atrativo, integra um sensor de 12MP Samsung com abertura focal de f/1.8, seis lentes Largan, flash de dois tons e um sistema de focagem automática que é uma versão mais afinada do software implementado no Aquaris X. O modo HDR está presente, tal como o RAW, o noturno e a aplicação com valores ajustáveis (ISO, exposição, focagem).

Neste caso, as gravações também podem ser feitas em 4K a 30 frames por segundo, mas ao contrário da versão X, esta permite - para além do fastmotion e do timelapse - gravar em câmara lenta a 720p (120 frames por segundo).

O equipamento tem ainda uma RAM de 4GB e uma capacidade de armazenamento interno de até 128GB que pode ser expandida com um microSD de até 256GB.

A estrutura tem um acabamento polido em alumínio adonizado e vidro 3D, tal como utilizam vários topos de gama atualmente.

O BQ Aquaris X vai estar disponível já no próximo mês de maio por 289,90€ e o Aquaris X Pro a partir de junho, com preços a partir 369,90€.

Comentários

Critério de publicação de comentários