Página gerada às 15:34h, quinta-feira 17 de Agosto

Criada associação para promover mundo lusófono em Valência

28 de Junho de 2011, 12:03

Valência, Espanha, 28 jun (Lusa) -- A EspaiTuga nasce hoje formalmente como a primeira associação para promover o mundo lusófono na cidade espanhola de Valência, segundo informa a nova entidade em comunicado.

A associação cultural, que pretende que o mundo lusófono e a cultura valenciana "se conheçam, compartam espaços e experiências e encontrem um lugar comum para se desenvolver", nasceu como uma ideia de quatro mulheres, três portuguesas e uma espanhola.

Na EspaiTuga, que se tem vindo a dar a conhecer nas redes sociais e na Internet, cabem todas as expressões artísticas, com "o limite a ser o da criatividade e das propostas dos associados e colaboradores".

Numa primeira fase, terá uma biblioteca multimédia com livros, DVD e CD, que poderá ser utilizada num sistema de empréstimo pelos sócios.

O espaço EspaiTuga pretende representar todos os países de língua oficial portuguesa, nascendo com seis grupos de trabalho, entre eles de "relações internacionais" -- para apoio turístico a quem viaje para os países lusófonos.

Haverá ainda um "programa de convivência" para facilitar a integração dos estudantes que vão viver para Valência e um grupo de "cooperação, apoio institucional e mecenato" para promover a relação entre as instituições públicas e as ONG e para facilitar projetos.

Haverá ainda um espaço de "comunicação e informação", um "centro multimédia" e um grupo dedicado a "conteúdos e organização de eventos".

Finalmente, o EspaiTuga prevê ainda um programa de intercâmbio linguístico para todos os sócios.

ASP.

Lusa/Fim


Comentários

Critério de publicação de comentários