Página gerada às 17:13h, segunda-feira 20 de Novembro

CULTURA

17 de Junho de 2011, 18:22

Lisboa, 17 jun (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

CINEMA

Estados Unidos

O realizador James Mangold foi o escolhido para rodar um novo filme "Wolverine", o super-herói protagonizado pelo ator australiano Hugh Jackman.

O projeto tinha sido entregue inicialmente a Darren Aronofsky, mas este realizador acabou por abandonar o filme.

A rodagem começará no outono.

O primeiro filme "X-Men Origins: Wolverine", dirigido por Gavin Hood, rendeu mais de 370 milhões de dólares em todo o mundo.

DIVERSOS

Lisboa

A pintora e ilustradora Maria Keil, de 96 anos, vai participar no sábado num encontro na Casa da Achada, em Lisboa, no ciclo "Amigos de Mário Dionísio", que se prolongará até segunda-feira.

A terceira sessão deste ciclo é dedicada à relação de amizade de Maria Keil com o escritor Mário Dionísio e nela participam a própria ilustradora e o filho, o arquiteto Francisco Keil do Amaral.

Maria Keil, distinguida em 2009 pela Academia Nacional de Belas Artes, afirmou-se desde os anos 1930 tanto na pintura como na ilustração, desenho e design do livro.

EXPOSIÇÕES

Loulé

Na Galeria do Convento do Espírito Santo, em Loulé, estará patente a partir da próxima quarta-feira e até 22 de agosto a exposição de pintura e escultura, "Med", de David Almeida.

David Almeida, 66 anos, começou a expor em 1972, em Famalicão na I Bienal dos Novos Artistas. Frequentou, na Escola António Arroio, o Curso de Gravador Litógrafo e na Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses um curso de Gravura em metal.

Estagiou nos Moinhos do Vale do Lagat, em França, como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Cursou holografia no Goldsmith College da Universidade de Londres, e estagiou com Stanley Hayter no Atelier 17 em Paris, também como bolseiro da Fundação Gulbenkian.

Entre os vários prémios que têm distinguido o seu trabalho, refira-se o Prémio Internacional de Arte Gráfico Jesús Núñez -- Betanzos (2006), Prémio Nacional de Gravura - Museu de Gravura Espanhola Contemporânea (1999) e Prémio de Pintura na Bienal Internacional de Bagdad (1987).

Oeiras

A Exposição Permanente de Arqueologia do Concelho de Oeiras está na Casa do Salitre da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

A conceção e coordenação da exposição é do arqueólogo João Luís Cardoso, coordenador do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras.

A mostra, segundo nota da autarquia, "destina-se a ilustrar o passado humano da ocupação do atual território oeirense, desde o Paleolítico Inferior arcaico até ao século XVIII, com base nos testemunhos materiais até agora recuperados do solo".

Porto

No Palacete Silva Monteiro está patente até 08 de outubro a exposição de fotografia de Domingos Alvão inspirada na região minhota.

"Um Olhar sobre a Região dos Vinhos Verdes" é o título da mostra de "fotografias que ilustram os trabalhos da vinha, os monumentos e os usos e costumes" segundo nota da Comissão dos Vinhos Verdes que afirma ainda ser esta uma homenagem a "um dos maiores fotógrafos portugueses do século XX:".

"As fotografias selecionadas fazem parte da coleção encomendada pela Comissão dos Vinhos Verdes a Domingos Alvão, para fazer o levantamento de paisagens, práticas e costumes vitivinícolas do Minho e Douro Litoral nos anos 30 e 40 do século XX"

LIVROS

O terceiro romance de Mark Watson, "Onze", chega segunda-feira às livrarias nacionais, sendo o primeiro título editado em Portugal.

Segundo nota da editora, "este é um romance urbano, que caracteriza, na linha de Nick Hornby e David Nicholls, a vida das pessoas anónimas das grandes cidades".

Mark Watson tem-se distinguido como um dos mais jovens comediantes britânicos, tendo os seus espetáculos já obtido diversos prémios. É autor e apresentador da série "Mark Watson Makes the World Substantially Better", na BBC Radio 4m, alémd e colaborar regularmenete m vários programas televisivos,

Lisboa

A primeira tradução para português de uma obra de Frank X. Gaspar, "Vasco da Gama, Gary Grant e as Eleições de 1934", editada pela Edel, é apresentada na próxima terça-feira às 18:30 com a presença do autor, na Fundação Luso-Americana, na Lapa, em Lisboa.

O terceiro e último volume da saga "Nocturnus - A Redenção ", de Rafael Loureiro, é apresentado sábado às 21:30, na FNAC Colombo.

Para assinalar o final da trilogia foram criadas duas edições: uma normal e outra especial (capa dura e com diversos conteúdos que passam por uma curta metragem, realizada por Alexandre Cebrian Valente, banda sonora especialmente criada para o efeito e uma banda desenhada também baseada na trilogia, informa a editora.

Lisboa

O escritor, músico e ilustrador Afonso Cruz apresenta no dia 21, em Lisboa, o mais recente romance, "O pintor debaixo do lava-loiças", editado pela Caminho.

O livro será apresentado por Valter Hugo Mãe, num espaço na Rua da Moeda, em Lisboa, seguindo-se um concerto dos Soaked Lamb, criada por Afonso Cruz.

"O pintor debaixo do lava-loiças" baseia-se num episódio real (com os avós de Afonso Cruz), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro-Húngaro, emigrou para os Estados Unidos e voltou a Bratislava.

Por causa do nazismo, esse pintor teve de fugir para debaixo de um lava-loiças.

Afonso Cruz é autor dos romances "A Carne de Deus" e "A Boneca de Kokoschka", além de "Enciclopédia da Estória Universal" (Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco) e "Os Livros que Devoraram o Meu Pai" (Prémio Literário Maria Rosa Colaço) e de vários álbuns ilustrados para a infância.

MÚSICA

Lisboa

Os admiradores do guitarrista norte-americano Frank Zappa juntam-se de novo em Lisboa entre hoje e domingo no Zappamundo Festival, com a presença de vários músicos portugueses e estrangeiros.

O encontro acontecerá no Liceu Camões, em Lisboa no âmbito do Festival de Música d'Arroios, integrado nas comemorações dos 95 anos da Freguesia de São Jorge de Arroios e do centenário do Liceu Camões.

Hoje os concertos são em torno das músicas do mundo, com os Jumbai Jazz, os Raspa de Tacho, Gimba & os Bandidos e os Pas de Problème.

No sábado a Zappanoia Associação convida três bandas em torno de Zappa: Zappa Odyssey (Portugal), Filthy Habits Ensemble (Espanha) e Tarantec (Alemanha).

O domingo é reservado à música erudita. com a presença da pianista ucraniana Nataliya Kuznyetsova, acompanhada por Ana Moreira e Paulo Vasconcelos.

Oeiras

O recital "Os Amigos Bach e Mozart" acontece domingo, pelas 18:00, na Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense, na Cruz Quebrada, por um quinteto de cordas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

O programa inclui de Mozart, os quartetos em Dó Maior (KV Anh.171), em Sol Maior (KV 285a) e em Ré Maior (KV 285), e de Bach o quinteto em Ré Maior (opus 11/6).

O quinteto de instrumentistas é constituído por Pedro Camacho (flauta), Ricardo Mendes (violino), Nikolay Lalov (violino), Mónica Saraiva (viola de arco) e Flora Camuzet (violoncelo).

TEATRO

Lisboa

Protagonizada por Rogério Samora e Cucha Carvalheiro, "Casamento em Jogo", do dramaturgo norte-americano Edward Albee, é a peça que sobe hoje às 22:00, ao palco do Teatro da Trindade, (Lisboa), constituindo uma estreia em Portugal.

Em que consiste o amor conjugal, será possível manter a intensidade inicial de sentimentos ao fim de muitos anos de vida em comum ou será um casamento feito por dois seres que se conhecem, se complementam, se desconhecem ou se digladiam são algumas das questões levantadas nesta comédia dramática cujo título original é "Marriage Play" (1987) e que foi escrita pelo mesmo autor de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1966).

CP/NL/SS.

Lusa/fim.


Comentários

Critério de publicação de comentários