Página gerada às 21:33h, sabado 18 de Novembro

Gaza com fortes sinais de vitalidade, afirma Nyusi

17 de Julho de 2017, 06:21

A província meridional de Gaza está demonstrar fortes sinais de vitalidade no crescimento socioeconómico, traduzidos na transformação dos problemas que a afectam em oportunidades para revelar a visão e competência na rota do crescimento.


A acepção foi expressa, sábado, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na declaração a imprensa, que marcou o termo da visita de três dias onde escalou os distritos de Chongoene, Cidade de Xai-Xai, Guijá, Chibuto, Chókwè e Bilene. Nestes locais, para além de orientar comícios, visitou e inaugurou empreendimentos económicos entre outras actividades.

“A província está a atingir gradualmente sucessos e não perdeu esperança apesar de enfrentar as dificuldades que tem, luta para superar e transformar os problemas em oportunidades para se revelar como província com visão e competência”, disse o Chefe de Estado moçambicano.

Na retrospectiva do périplo pela província, Nyusi disse porém que Gaza ainda tem pela frente o desafio e a obrigação de se infra-estruturar mais em todos os sentidos, transporte, vias de acesso, hospitais, energia não obstante as conquistas em consumação.

A província tem, desde 2012, o grande projecto em curso de produção de banana desenvolvido pela “African Food Company”, excelente produtor quantitativo e qualitativo, de capitais sul-africanos, que explora uma área de 291 hectares no fomento da fruta que vendida nos mercados local e sul-africano.

Porém, a saída da produção está condicionada a qualidade de rodovias que têm de ser reabilitadas para garantir o escoamento apropriado dos volumes que vão para os mercados.

No capítulo do desenvolvimento do capital humano, o presidente apontou a inauguração do Instituto de Formação Profissional Alberto Cássimo (IFPELAC), onde se pretende formar quadros dotados de conhecimento capazes de competir no mercado de trabalho nacional e internacional.

Segundo Nyusi, o encontro com os enfermeiros, no primeiro dia da visita, faz parte dos esforços na área de educação e saúde, no sentido de trabalhar com o homem e ver como capitalizar, “até porque na província os indicadores na área de capital humano são altos”.

No acesso ao emprego, as áreas da agricultura, turismo e o sector de construção são as que mais contingentes absorvem, feito que, para além de encorajador, relança a esperança de crescimento da província que, nos últimos dois anos, sofreu os efeitos impiedosos da seca severa.

A província tem sérios problemas de caça furtiva e por isso o exercício trazido no quadro dos XIII Jogos Desportivos Escolares, que arrancaram sexta-feirasob lema de protecção do rinoceronte ou da biodiversidade em geral, constitui mais um sinal de que a província está a tomar medidas sérias.


AIM


Comentários

Critério de publicação de comentários