Página gerada às 22:50h, segunda-feira 24 de Julho

II cimeira luso-moçambicana realiza-se hoje em Maputo

26 de Março de 2014, 09:50

A II cimeira luso-moçambicana realiza-se hoje em Maputo, com a presença na capital moçambicana de uma forte comitiva portuguesa, com cinco ministros a acompanharem o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Os ministros de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, Pedro Aguiar-Branco, da Economia, Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura, Assunção Cristas, são os representantes ministeriais portugueses que vão participar na cimeira de quarta-feira.

Acompanharão ainda Pedro Passos Coelho os secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

De acordo com o programa preliminar do encontro bilateral, os dois governos deverão assinar pelos 16 acordos de cooperação, destacando-se os das áreas de Pesca e Aquacultura, Agricultura, Saúde, Educação, Transportes Marítimos e Portos, Água e Saneamento, Defesa, entre outros.

A assinatura dos protocolos e memorandos de entendimento vai realizar-se na tarde de hoje, depois de uma sessão plenária, na qual está confirmada a presença do primeiro-ministro e do Presidente moçambicano, Armando Guebuza.

Antes de regressar a Portugal, na quinta-feira, Passos Coelho vai participar no seminário empresarial ´Portugal e Moçambique: impulsionando parcerias para o desenvolvimento sustentável`, no qual está também prevista a presença do chefe de Estado moçambicano.

Passos Coelho estabelecerá ainda contactos com a comunidade e empresas portuguesas, entre várias encontros que manterá.

A I Cimeira Portugal-Moçambique realizou-se em Novembro de 2011, em Lisboa.

Lusa


Comentários

Critério de publicação de comentários