Página gerada às 18:23h, quarta-feira 18 de Outubro

SAPO chega hoje a Timor-Leste

15 de Setembro de 2010, 10:35

Quando hoje, às 18horas de Díli (10h de Lisboa e 11h de Maputo), digitar www.sapo.tl, Ramos Horta, presidente de Timor-Leste tornar-se-á o primeiro utilizador do SAPO Timor .


Depois de Cabo Verde, Angola e Moçambique, o SAPO chega agora a Timor e, pela primeira vez, os timorenses vão ter acesso a um portal disponível em tétum e português que conta com notícias, fotos, vídeos, blogs, e-mail, e previsão do tempo das principais localidades do país.


O SAPO Timor (SAPO TL) agrega informação sobre Timor-Leste com produção de conteúdos próprios, localizados e adaptados à realidade local. Os parceiros do SAPO Timor-Leste para as notícias nacionais são o Jornal Nacional Diário, o CJITL (Centr
u Jornalista Investigativu Timor-Leste) e o jornal Semanário.


 O canal Sapo Notícias TL garante, além da actualização e da agregação de notícias,
a disponibilização de vídeos, galeria de fotos, reportagens, entrevistas, com o objectivo de oferecer ao utilizador um serviço multimédia completo.

O objectivo principal é não só promover a utilização da Internet enquanto ferramenta de conhecimento e de ensino, mas também potenciar o desenvolvimento de conteúdos locais multimédia, com a criação de uma equipa timorense dedicada à gestão, produção e tradução dos conteúdos para o novo portal.


Disponível também a partir de hoje, a plataforma de e-mail @sapo.tl, possibilita a criação de contas de e-mail com domínio de Timor (ex. jose@sapo.tl). O SAPO Timor conta com todas as principais ferramentas desenvolvidas ao longo de 15 anos de história, como sejam as de Pesquisa, Vídeos, Fotos, Blogs, criação de Sites, Directório, Messenger e incorporação do directório das Páginas Amarelas no serviço de Pesquisa.


O portal é uma aposta da Timor Telecom para a valorização da sociedade de informação no país. A empresa apresentou em 2009 um novo plano estratégico com o objectivo de potenciar o investimento no sector das telecomunicações no país, entrando numa nova etapa com o desenvolvimento e implementação de novos serviços, soluções tecnológicas e uma nova marca, que reflecte o compromisso da empresa com Timor-Leste.


Criado em Portugal, na Universidade de Aveiro, o SAPO (Servidor de Apontadores Portugueses On-line), resultou da visão e inovação de um grupo de estudantes de informática e desde então, gradualmente, com o seu portal e sites temáticos, conquistou a preferência dos portugueses ao promover e dar relevância às iniciativas locais e informação nacional.

Depois de Cabo Verde, Angola e Moçambique, o Sapo chega a Timor-Leste e assume-se como o ponto de encontro online da comunidade timorense em qualquer lugar do mundo.

 


Comentários

Critério de publicação de comentários