Página gerada às 20:21h, segunda-feira 27 de Março

 

John Kerry felicita todos os moçambicanos pelo aniversário da independência

26 de Junho de 2015

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, - cuja mulher nasceu em Maputo - felicitou hoje todos os moçambicanos pelo 40.º aniversário da independência de Moçambique, afirmando que este ano representa "um marco" para as relações bilaterais.

"Em nome do presidente [Barack] Obama e do povo norte-americano, cumprimento todos os moçambicanos num momento em que celebram o 40.º aniversário da vossa independência, a 25 de Junho", escreveu John Kerry.

O responsável da diplomacia norte-americana afirmou que Moçambique é um país que lhe é "muito especial", já que foi aí que nasceu a sua mulher, Teresa (na então cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo).

"A nossa casa ressoa com o som do Português, bem como as saudosas memórias da Teresa de quando ia para a mata com o seu pai, que era médico, enquanto ele ia ver os doentes. E pendurado em nossa casa está um mapa de Moçambique", acrescentou John Kerry.

Para o secretário de Estado norte-americano, "este ano representa um marco na história das relações Estados Unidos-Moçambique".

"Nos últimos 40 anos, o nosso relacionamento cresceu até reflectir um compromisso comum: uma paz duradoura, progresso e prosperidade partilhada para todo o povo", salientou.

Os Estados Unidos e Moçambique, realçou Kerry, "são parceiros no fortalecimento da democracia, na promoção do comércio e do investimento, na melhoria da saúde, no aumento das oportunidades educacionais, na conservação do ambiente e no combate ao crime transfronteiriço".

"Neste dia de celebração, a Teresa junta-se a mim para desejar ao seu povo, de Moçambique, paz, felicidade e prosperidade", concluiu John Kerry.

A mulher de John Kerry, Teresa Heinz Kerry, de 76 anos, tem dupla nacionalidade portuguesa e norte-americana.

Lusa



Comentários

Critério de publicação de comentários