Página gerada às 05:26h, sexta-feira 23 de Junho

 

Competitividade

 

Últimas notícias

  • A Autoridade Tributaria de Moçambique visita a OCAM A OCAM recebeu esta manha a visita de representantes da Autoridade Tributaria de Moçambique para um encontro de trabalho. Estiveram presentes em representação da A.T. os senhores Alberto Gomes, Eulália Rafael, Angélica Macave, Isabel Cândida e Dionísio Madulela e em representação da OCAM, os senhores Mario Sitoe, Gildo Cossa e Yara Roberto. O encontro teve como foco melhorar o atendimento aos membros e/ou contribuintes, encontrando mecanismos para optimizar os serviços prestados. Existe a necessidade de continuar a trabalhar no sentido de mostrar aos empresários, a importância de uma contabilidade devidamente organizada como instrumento de gestão de suas empresas permitindo assim que estes, se apresentem nas Direcções de Área Fiscal espalhadas pelo pais atempadamente. A Autoridade Tributária e a OCAM procuram maior aproximação institucional para efectiva colaboração na educação dos contribuintes e profissionais da Contabilidade sobre a importância da entrega atempada das declarações fiscais junto da Autoridade Tributária o que iria permitir um melhor atendimento e redução dos tempos de espera resultantes da entrega das declarações fiscais no último dia do prazo legalmente estabelecido.
  • Projecto de Transferência do Conhecimento da Profissão Contábil O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, recebeu, as comitivas contábeis de Angola e Moçambique. A visita realizada a 18 de Setembro de 2013, faz parte do Projeto de Transferência do Conhecimento da Profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa – Experiências do Brasil e de Portugal desenvolvido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas Portugal (OTOC).
  • Contabilistas de Moçambique e Portugal reforçam cooperação Em busca de uma maior colaboração entre os profissionais dos dois países, a Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) assinou, na quarta-feira (12), um acordo de cooperação com a Ordem dos Técnicos de Contas de Portugal (OTOC). Segundo o bastonário da OCAM, o acordo visa, essencialmente, “a partilha de recursos humanos e materiais, tais como programas informáticos, sistematização de informação, [além de] formação dos contabilistas moçambicanos, a partir de programas de formação em Portugal, numa plataforma online”, referiu Mário Sitoe, acrescentando haver ainda “a possibilidade de troca de membros, ou seja, os membros acreditados na OCAM podem ser directamente acreditados na OTOC.” O acordo assinado vai ainda facilitar o processo de acreditação da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique junto da Federação Internacional de Contabilistas, uma vez que a Ordem dos Técnicos de Contas de Portugal já faz parte deste organismo. “Nós, agora, temos o apadrinhamento dos portugueses, que vão testemunhar os nossos passos, a consistência dos nossos programas de organização, de formação e de controlo de qualidade a nível internacional,” sublinhou Sitoe.

 
 
 

Fotos

 
 
 
 

SAPO Jornais