Página gerada às 10:45h, quinta-feira 30 de Março

GUEBUZA RECEBE ENVIADO DO PRESIDENTE RUSSO

16-06-2012 14:10:53


MAPUTO, 16 JUN (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, recebeu em audiência, Mikhail Bogdanov, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa para Africa e Médio Oriente, durante a qual foi passado em revista os estágio da cooperação bilateral entre os dois países.

Bogdanov, que termina a sua visita a Moçambique hoje onde se encontra na qualidade de enviado especial na ocasião, procedeu a entrega de uma carta do Presidente da Federação Russa, Vladmir Putin, endereçada ao seu homologo moçambicano, Armando Guebuza.
.
Em declarações a imprensa a saída da audiência, Bogdanov disse que o encontro serviu para a avaliar as relações históricas entre as duas partes e suas respectivas áreas tendo em conta que elas são estratégicas dado o papel que Moçambique joga na União Africana (UA) e na Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

“Pensamos que é importante o diálogo por isso passamos em análise a situação política internacional e de África, com particular destaque para a do Zimbabwe, e pretendemos que esta iniciativa seja continuada com base em consultas políticas já estabelecida através dos ministérios do Negócios Estrangeiros dos dois países.

O diplomata salientou que as relações comerciais entre os dois países duplicaram em 2011 e precisam de serem reforçadas e alargadas tendo apontado a área de formação de quadros como uma das que estão a merecer especial atenção.

Bogdanov, que está em Maputo desde quinta-feira última e regressa hoje ao seu país, aproveitou a ocasião para felicitar o presidente do partido Frelimo, Armando Guebuza, por ocasião da passagem dos 50 anos deste partido e o povo moçambicano pelo 25 Junho, Dia da Independência Nacional.
(AIM)
MAD/DT

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários