Página gerada às 21:31h, sabado 18 de Novembro

DUPLICA VOLUME DE NEGÓCIOS MOÇAMBIQUE/RÚSSIA

15-06-2012 18:00:54


Maputo, 15 Jun (AIM) – O volume das trocas comerciais entre Moçambique e Rússia aumentou de 40 milhões de dólares em 2010 para 83 milhões em 2011, o que corresponde a uma subida superior a 100 por cento.

O facto foi anunciado hoje, em Maputo, pelo vice-Ministro russo dos Negócios Estrangeiros e Cooperação para África e Médio Oriente, Mikhail Bogachanov, falando minutos após uma audiência com o Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Odelmiro Baloi.

“As nossas relações comerciais e económicas são boas. De sublinhar que, no ano passado, o volume de negócios cresceu de 40 para 83 milhões de dólares”, disse Bogachanov, que se encontra de visita a Moçambique.

O diplomata russo entende que, embora estes números sejam modestos, existe um potencial para os dois países incrementarem os seus volumes de comércio.

Contudo, ele disse que o seu país atribui uma atenção especial para a cooperação com Moçambique na esfera humanitária e ao nível de formação de quadros.

A Rússia é um dos parceiros de longa data de Moçambique e, actualmente, as suas relações de cooperação são guiadas por um acordo rubricado há 10, com base no qual as duas partes realizam consultas políticas anuais. O último encontro do género foi realizado em Dezembro último em Moscovo e o próximo deverá ter lugar em Maputo.

Segundo Bogachanov, durante o encontro, ambas as partes discutiram questões de carácter político sobre as relações bilaterais de ambos os países, bem como sobre assuntos internacionais no geral.

“Sendo membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Rússia atribui uma atenção especial aos assuntos africanos e, nesse sentido, temos uma boa avaliação sobre a avaliação independente de Moçambique no que toca às questões internacionais e africanos e gostaríamos de trabalhar em conjunto para elaborar posições comuns. Também notámos que, frequentemente, as nossas posições são próximas ou similares”, disse.
(AIM)
MM/SG

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários