Página gerada às 18:27h, quarta-feira 18 de Outubro

QUENIA: TODOS OS CANDIDATOS NAS ELEICOES ANULADAS PODEM

12-10-2017 18:10:02


Nairobi, 12 Out (AIM) – A Comissão Eleitoral do Quénia anunciou quarta-feira que todos os oito candidatos nas eleições presidenciais de 8 de Agosto último, anuladas pelo Tribunal Supremo, poderão concorrer na repetição do escrutínio, marcada para 26 de Outubro.

A decisão da Comissão Eleitoral Independente e de Fronteiras (IEBC) surge na sequência de uma ordem do tribunal para incluir neste escrutínio o terceiro candidato mais votado, do Partido da Aliança Terceira Via, Ekuru Aukot, que nas eleições de Agosto arrecadou menos de um por cento dos votos.

“Por isso é posição da comissão que os candidatos para a repetição do pleito, a 26 de Outubro, deve incluir todos os oito que participaram nas eleições presidenciais de 8 de Agosto de 2017,” disse a IEBC em comunicado.

A comissão acusou a recepção, terça-feira, de uma carta de pedido de retirada da corrida do candidato da oposição, Raila Odinga, líder da Super Aliança Nacional (NASA), mas exigiu a apresentação de um formulário preenchido para esse efeito, segundo a lei eleitoral.

“A comissão não pode obrigar um candidato a participar num escrutínio. A lei permite que um candidato retire a sua candidatura, bastando para isso submeter à comissão um formulário 24ª, devidamente preenchido. Este formulário é fornecido nos termos do Regulamento (Geral) das Eleições,” acrescenta o comunicado.

A IEBC disse que vai incluir todos os candidatos no boletim, que já tem os dois principais, nomeadamente Uhuru Kenyatta e Raila Odinga.

O Tribunal Supremo queniano anulou os resultados do escrutínio de 8 de Agosto, que deram vitória presidente Uhuru Kenyatta. A NASA submeteu à justiça uma alegação de irregularidades..

O parlamento aprovou quarta-feira uma proposta de lei que automaticamente declara vitorioso um de dois concorrentes quando o outro desiste da corrida. Este documento carece ainda da assinatura e promulgação do presidente.
(AIM)
AFRICANEWS/BM/SG

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários