Página gerada às 21:58h, terça-feira 26 de Setembro

PM ENCORAJA GRADUADOS A CONTRIBUIREM PARA DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

13-09-2017 17:28:56


Maputo, 13 Set (AIM) - O Primeiro-Ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, encorajou hoje os recém-graduados pela Universidade Politécnica (“A Politécnica') a participarem, de forma activa, em actividades que contribuam para o desenvolvimento de Moçambique.

Carlos Agostinho do Rosário falava, em Maputo, durante a cerimónia conjunta de graduação de 253 licenciados e 19 Mestres, assim como da tomada de posse do novo Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, em substituição a Lourenço do Rosário.

“Participem de forma activa no desenvolvimento deste país”, instou o Primeiro-Ministro.

Na ocasião, o PM desafiou ainda aos graduados a contribuírem, efectivamente, na consolidação da cultura de trabalho e da ética e deontologia profissional.

“É nossa expectativa que todos vós, caros graduados, coloqueis em prática o juramento feito e que contribuam efectivamente para a consolidação da cultura de trabalho, do patriotismo, da ética e deontologia profissionais”, disse o Primeiro-Ministro para quem a graduação constitui mais uma etapa da vida académica dos graduados e uma alavanca para a integração no mercado do trabalho.

Dirigindo-se ao corpo directivo da 'A Politécnica', o Primeiro-Ministro enalteceu o papel daquela que é a primeira instituição privada de ensino superior no país que data de há 22 anos.

Por seu turno, o novo Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, enalteceu, primeiro, a obra de Lourenço do Rosário durante os 22 anos de liderança da instituição.

“A tua obra fala por si. Este é o tipo de obra que se diz ser maior do que a própria vida. O teu nome está indelevelmente marcado na educação deste país”, reconheceu.

Dirigindo-se aos graduados, Matos afirmou que o número de formados e lançados para o mercado de emprego pela Universidade Politécnica passa para 8.400.

“Convosco, neste dia, cresce para 8.400 o número de graduados formados pela 'A Politécnica'. São especialistas que contribuem para o desenvolvimento do país”, disse, acrescentando que esta é a 19ª cerimonia de graduação da Universidade ao longo dos 22 anos.

Ele felicitou os estudantes pelo empenho e dedicação durante os anos de formação.

“Estamos aqui porque cada um de vocês dedicou o seu talento e energia à causa do saber e, muitas vezes, investiu as poucas economias de sua família para estar aqui”, referiu Narciso Matos.

Por seu turno, a representante dos graduados, Tatiana Sumburane, garantiu que estão preparados para responder as necessidades do país.

“Estamos em prontidão para responder a toda uma Nação. E como diz o nosso antigo Reitor devemos ser pessoas do nível superior e não somente com nível superior. Devemos pensar e agir como pessoas”, disse.
(AIM)
ht/sn



(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários