Página gerada às 22:53h, segunda-feira 23 de Outubro

SOMÁLIA: AL-SHABAAB ADVERTE ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

21-04-2017 19:20:12


Mogadíscio, 21 Abr (AIM) – O grupo militante somali “al-Shabaab advertiu aos encarregados de educação para que levem seus filhos a frequentar apenas escolas e instituições islâmicas no país.

O grupo, que controla partes da Somália, introduziu, nos princípios deste mês um novo curriculum de educação assente no Árabe. O curriculum tem como disciplinas o Alcorão e Hadith, Matemática, Geografia e História.

A última directiva que aparece contida numa gravação, de 26 minutos, no qual o porta-voz do al-Shabaab, Sheikh Ali Mohamoud Rage, indicou que crianças somalis deveriam ser enviadas estritamente às escolas islâmicas.

Descreveu todas as outras formas de educação como imorais, alegando que encorajam os jovens a adorarem o Cristianismo e a migrarem para o Ocidente.

O governo da Somália prometeu eliminar os militantes do al-Shabaab em dois anos. O Presidente somali, Mohamed Abdullahi Farmaajo, anunciou recentemente uma amnistia a insurgentes e convidou-os à mesa de negociações.

O grupo acusa o governo de falta de seriedade. Também reivindicou autoria de uma série de ataques bombistas contra civis e instalações militares, no país.

O Al-Shabaab, que tem estado a lançar ataques contra unidades do exército somali e da Missão da União Africana para a Somália (AMISOM), também tem como alvos alguns países vizinhos, particularmente o Quénia.
(AIM)
AFRICA NEWS/ JD/SG

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários