Página gerada às 20:52h, sabado 24 de Junho

MINEDH E BRITISH COUNCIL UNIDOS NO COMBATEM CONSUMO DE ÁLCOOL

21-04-2017 15:31:16


Maputo, 21 Abr (AIM) – O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e o British Council lançaram hoje o programa denominado “Os Quebrados”, uma iniciativa que visa consciencializar os alunos da cidade e província meridional de Maputo dos riscos do consumo de bebidas alcoólicas.

O projecto, com três meses de duração, vai abranger um total de 20 escolas da cidade e província de Maputo, prevendo-se que alcance pouco mais de 64 mil alunos, incluindo os respectivos pais e encarregados de educação.

Os professores das escolas abrangidas vão receber material didático sobre a matéria para que continuem, mesmo após o termo do projecto, a difundir mensagens destinadas a desincentivar os alunos de consumir bebidas alcoólicas.

Para o efeito, serão levadas a cabo campanhas cívicas através da encenação de peças teatrais nas escolas, cujas mensagens visam desincentivar e distanciar os alunos do ensino secundário de práticas conducentes ao consumo do álcool.

Falando na ocasião, o Secretário-Permanente do MINEHD, Manuel Rego, disse que o consumo do álcool nas escolas é uma das principais preocupações do governo, visto que a traz efeitos nefastos à vida dos estudantes e as respectivas famílias.

“Esse é um problema real que temos nas nossas escolas. No ano passado, vimos as consequências negativas do consumo de álcool e drogas. Sabemos que é um problema real de muitas escolas”, lamentou a fonte.

Por isso, prosseguiu, “Queremos atacá-lo. É um problema que precisamos sanar nas nossas escolas.”

Por seu turno, a directora do British Council, Vivien Esslemont, disse que o teatro é uma ferramenta poderosa para o combate de consumo de bebidas alcoólicas nas instituições de ensino.

“O abuso do álcool pode trazer efeitos catastróficos. Como, por exemplo, mau desempenho escolar, o nível de violência e as gravidezes precoces, assim como a contracção de doenças”, refeiu a fonte.

Esslemont acrescentou que “pesquisas em todo o mundo revelam que os alunos que consomem álcool revelam que querem aliviar “stress” e sentir se mais seguros. Outros afirmam que os seus pais influenciam nesse sentido.”

Por isso, a directora defende que é da responsabilidade de todos os cidadãos cuidar dos jovens, os aconselhando a não consumir bebidas alcoólicas.

Quebrados é um programa de teatro que consiste em desencorajar os alunos de consumir álcool prematuramente, implementando inicialmente no Reino Unido. Moçambique é o primeiro país africano a implementar, cuja primeira fase do projecto se realizou em 2016.

(AIM)
ht/le

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários