Página gerada às 12:36h, domingo 25 de Junho

PCC CONCEDE DONATIVO ALIMENTAR PARA VÍTIMAS DAS CALAMIDADES

20-03-2017 20:15:03


Maputo, 20 Mar (AIM) - O Partido Comunista da China (PCC) vai conceder um donativo de arroz avaliado em oito milhões de dólares norte-americanos, destinado a aliviar a situação humanitária de milhares de moçambicanos afectados pelas calamidades naturais.

O donativo foi anunciado pelo membro do Bureau Político do PCC, Guo Jih Long, que está de visita ao país, no termo de uma audiência concedida hoje pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

As províncias das regiões centro e sul do país foram, em 2016, afectadas por uma seca severa, que deixou pouco mais de um milhão de pessoas em situação de fome, enquanto no mês de Fevereiro, a província de Inhambane sofreu graves efeitos da depressão tropical “Dineo”, que provocou avultados danos socioeconómicos.

No entanto, Guo Jih Long disse que o seu partido está a acompanhar o drama vivido pelos milhões afectados, daí que decidiram conceder, em nome do governo chinês, o lote de arroz na expectativa de aliviar o sofrimento das populações afectadas.

“Manifestamos a nossa preocupação em relação as calamidades naturais e apresentamos uma ajuda de arroz em nome do governo chinês, para Moçambique no valor de 50 milhões de yuans”, disse a fonte, que lidera uma delegação daquela histórica força política e vai manter contactos com a contraparte da Frelimo.

No encontro, o político chinês disse estar de visita ao país para promover as relações de cooperação bilateral entre os dois partidos e, por outro lado, reforçar as relações de amizade e parceria estratégica entre os países.

As históricas relações de amizade entre os dois partidos foram tema de conversa no encontro com estadista moçambicano, onde Guo Jih Long disse ter expressado, igualmente, confiança no futuro do país, devido as potencialidades no país. Expressou ainda o interesse do executivo chinês de continuar a ser o parceiro importante do processo de industrialização de Moçambique.
(AIM)
LE/sn

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários