Página gerada às 12:36h, domingo 25 de Junho

NAMPULA / FASE PROVINCIAL DOS JOGOS ESCOLARES AGENDADA PARA ABRIL PRÓXIMO

20-03-2017 17:58:14


Nampula (Moçambique), 20 Mar (AIM) - A província de Nampula agendou para Abril próximo, período que coincide com as férias do primeiro trimestre, a realização da fase provincial da XIII edição dos Jogos Desportivos Escolares.

A fase nacional terá lugar de 14-23 de Julho, na província meridional de Gaza, e vai decorrer sob lema “Desporto Escolar, Conservar a Natureza”.

Segundo o director provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, Júlio Mendes, todos os distritos já foram informados sobre o evento.

Por isso, decorrem na província acções para assegurar todas as condições logísticas e técnicas necessárias possíveis para garantir uma participação condigna.

“Pairou, inicialmente, alguma dúvida de sobre a realização da fase provincial dos jogos desportivos escolares em Nampula. Felizmente, porém, todos os entraves foram removidos em tempo oportuno por forma a garantir a presença das nossas selecções representativas em Gaza”, disse Mendes.

Reconheceu, porém, que os atletas terão pouco tempo de preparação para que a sua prestação atinja o nível desejado.

A fonte explicou que o cancelamento da realização da fase provincial, que em princípio estava agendada para Dezembro último, foi devido ao envolvimento dos técnicos, que também são professores de diferentes escolas, nos preparativos do arranque do ano lectivo em curso, que este ano iniciou mais cedo comparativamente aos períodos anteriores.

Neste momento, decorrem esforços para a mobilização de fundos junto de parceiros locais. Estimativas indicam que a fase provincial vai absorver mais de três milhões de meticais (cerca de 43 mil dólares ao câmbio corrente), dinheiro de que a Direcção Provincial de Educação ainda não dispõe na totalidade.

“No entanto, apesar destes constrangimentos, para cuja solução solicitamos o generoso apoio dos parceiros, estamos convictos de que a fase provincial será concretizada e com o habitual sucesso”, afirmou Mendes.

Advertiu que este ano haverá uma verificação rigorosa da idade dos atletas, de forma a evitar casos de participação fraudulenta.

Mendes garantiu que Nampula vai levar todas modalidades para o XIII Festival Nacional de Jogos Escolares Gaza 2017.

Refira-se que os jogos escolares são bienais e a última edição teve lugar na cidade de Pemba, em 2015, tendo Nampula ocupado a 6ª posição.

Gaza e Manica são as únicas províncias que ainda não acolheram este evento, iniciado em 1978 na cidade da Maputo e que mais tarde foi interrompido por causa da guerra dos 16 anos.

Os Jogos Desportivos Escolares reiniciaram em 1998 com a realização da IV edição, na cidade de Maputo, capital moçambicana.
(AIM)
Mussa Albino (colaboração) /sg

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários