Página gerada às 01:43h, terça-feira 22 de Agosto

TAMBARA/ GOVERNADOR CONVIDA POPULAÇÃO A PRODUZIR ALIMENTOS

11-01-2017 18:52:21


Tambara (Moçambique) 11 Jan (AIM) - O governador da província de Manica, Alberto Mondlane, convidou, esta quarta-feira, a população do distrito de Tambara a engajar-se, afincadamente, no processo de produção de alimentos para combater a fome.

Mondlane lançou este desafio no povoado de Sabeta, durante um comício popular que orientou no primeiro dia da sua visita de trabalho ao distrito de Tambara.

Em Tambara, o governador tem também agendado uma sessão do governo do distrito e visita aos campos de produção agrícola para se inteirar dos trabalhos em curso na presente safra agrária.

Na ocasião, Mondlane destacou a importância da produção agrícola, sublinhando que, com a fartura alimentar, o povo estará em condições de se envolver em outras actividades de desenvolvimento, “daí ser necessário que todos os moçambicanos estejam ajustados a agenda nacional que prioriza a produção alimentar”.

“Ano passado não choveu. Tivemos seca e, consequentemente, muita fome. Muitas culturas ficaram perdidas. Este ano parece que o cenário é diferente. Está chover. Vamos nos empenhar na produção de comida. Enquanto esperamos pela colheita, o governo continuará a prestar o apoio à população necessitada”, disse.

Mondlane explicou que se deslocou a Tambara para se inteirar sobre o quotidiano da população.

“Viemos para nos inteirar sobre aquilo que vocês estão a fazer, porque é nossa aposta, nos próximos tempos, ter auto-suficiência alimentar. Queremos que a fome deixe de ser problema para o povo”, afirmou.

Sobre a paz, o governante disse não ser momento de encontrar culpados, mas de reconciliação entre moçambicanos em busca duma paz efectiva.

Mesmo assim, condenou “aqueles que matam e destroem infra-estruturas construídas com muito sacrifício”, apelando a população a continuar vigilante e a denunciar os que tentam perturbar a ordem e tranquilidade públicas.

“Os moçambicanos precisam duma paz efectiva para continuarem a trabalhar em prol do desenvolvimento socioeconómico. Lutamos para o bem-estar. O nosso crescimento só poderá acontecer se estivermos em paz. Por isso, todos temos que contribuir para que essa paz reine no nosso país”, observou Mondlane.

Depois de Tambara, o governador da província de Manica irá trabalhar nos distritos de Guro e Macossa, onde tem agendado encontros com a população, sessões do governo e visita aos campos de produção agrícola.
(AIM)
Nestor Magado (colaboração)/DT

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários