Página gerada às 21:58h, quarta-feira 01 de Março

NYUSI ASSINA LIVRO DE CONDOLÊNCIAS EM HOMENAGEM A MÁRIO SOARES

11-01-2017 17:48:53


Maputo, 11 Jan (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, assinou hoje, na Embaixada de Portugal em Maputo, o livro de condolências em homenagem ao antigo Primeiro-ministro e Chefe de Estado português, Mário Soares, que morreu no último sábado, por doença.

Soares, 92 anos, faleceu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa onde estava internado desde o dia 13 de Dezembro.

Na sua mensagem, o estadista moçambicano enalteceu o contributo de Mário Soares para a libertação das antigas colónias portuguesas, incluindo Moçambique.

“Mário Soares, defensor da liberdade dos povos, teve um grande contributo na libertação dos povos das ex-colónias portuguesas, em particular em Moçambique”, afirmou.

Considerando a morte de Mário Soares uma perda irreparável, Nyusi endereçou os seus sentimentos de pesar e condolências à família enlutada.

“Expresso, pois, em nome do povo e do governo de Moçambique e em meu nome próprio, os sentimentos de pesar e de solidariedade, de modo particular com a família do ex-Presidente Mário Soares e com o povo amigo português.”

“Fica, para os amantes da liberdade e da amizade entre os povos, um legado através das suas obras exemplares”, acrescentou.

Os restos mortais de Mário Soares foram enterrar na terça-feira, numa cerimónia privada, restrita à família e altas individualidades nacionais e internacionais

Nascido em Lisboa, a 7 de Dezembro de 1924, Mário Soares era visto cada vez menos em público.

A última vez que foi visto em público foi ao 28 de Setembro do ano passado, numa homenagem do actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à sua mulher, Maria Barroso, que morreu em 2015, a 7 de Julho, no mesmo hospital onde estava agora internado o marido.

Ele foi ministro dos Negócios Estrangeiros (1974-75) e Primeiro-ministro por três vezes (1976-77, 1978 e 1983-85) e foi o obreiro da adesão de Portugal à CEE (a União Europeia de hoje) assinada em 1985.
(AIM)
ht/sg

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários