Página gerada às 15:35h, sexta-feira 22 de Setembro

– GUEBUZA INAUGURA NOVA AEROGARE DO AEROPORTO DE PEMBA

25-03-2014 18:12:57


Pemba (Moçambique), 25 Mar (AIM) – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou hoje a nova aerogare do aeroporto internacional de Pemba, a capital da província nortenha de Cabo Delgado.

As obras de remodelação e ampliação da aerogare, incluindo a pista, custaram cerca de 6,2 milhões de dólares norte-americanos, desembolsados pela empresa pública Aeroportos de Moçambique (ADM).

A nova aerogare acrescentou valor a imagem de Moçambique que conta agora com uma infra-estrutura moderna, confortável e mais segura, respondendo assim aos padrões internacionais.

O projecto contemplou a criação de duas salas de embarque, para separar os voos domésticos dos regionais, que eram processados numa única sala, para além da criação de um espaço específico para atender os passageiros em trânsito.

A zona do “check-in” foi ampliada, o terminal de passageiros passou de 1.800 metros quadrados para três mil metros quadrados, possibilitando assim a criação de novos espaços comerciais, escritórios para as companhias aéreas e outros operadores aeroportuários, restaurantes, ente outros.

As dimensões da pista principal são 1.800x45 metros. A maior aeronave que opera no aeroporto de Pemba é o Boeing 737.

A capacidade de embarque aumentou de 80 para 260 passageiros na hora de pico, mas com nível de conforto de referência internacional.

A nova aerogare entra em actividade numa altura em que na província de Cabo Delgado se concentram avultados investimentos ligados ao turismo e a indústria extractiva.

O aeroporto de Pemba foi construído nos anos 60 e, nos anos 80, foi ampliado e modernizado. Nos últimos tempos, esta infra-estrutura estava a operar acima da sua capacidade.

Com efeito, nos últimos anos, o aeroporto deixou de comportar o volume de passageiros, fazendo com que não observasse na íntegra os padrões internacionais de aviação civil, no que concerne ao conforto dos passageiros e segurança.
(AIM)
mz/dt

(AIM)

Comentários

Critério de publicação de comentários